Workshop para Arquitetos

A tendência e os benefícios de morar e conviver em condomínios fechados foi o tópico principal do Workshop promovido pela M.Gerais e o Condomínio Espelho D’Água, no último dia 28, especialmente para arquitetos. Os renomados Gregório Repsold, Augusto Alvarenga e Heliomar Venâncio puderam compartilhar um pouco das experiências vividas profissionalmente na construção e planejamento dentro de condomínios, sejam urbanos ou fora dos grandes centros, proporcionando aos convidados uma visão do que esperar de avanços nesse conceito para os próximos anos.

“Com o tempo, as pessoas não precisarão mais trabalhar em escritórios, flexibilizando o home-office. Devido a esse ócio criativo, a casa precisará integrar lazer e trabalho privilegiando sempre o espaço verde ao redor”, destaca Repsold.

Na sequencia, Alvarenga falou sobre a relação que os projetos precisam ter com a paisagem, cultura e o local. “O que faz uma casa ser classificada como extraordinária são as referências que ela remete, na interferência que, juntamente com o clima, ela provoca no hábito de vida dos moradores. O profissional precisa ter entendimento do que é importante para o cliente, só assim conseguirá trazer isso para o projeto de forma a integrar lar e natureza”. Ele trouxe ainda exemplos de como pé-direito alto, vidraças e decks contribuem para essa sensação de harmonização com o espaço externo.

Heliomar Venâncio foi ainda mais categórico ao alertar: “valorize o gosto do cliente independente da sua tendência enquanto profissional”. Para ele, o arquiteto precisa utilizar do seu conhecimento para oferecer um projeto coerente com a satisfação do cliente. “Casa é onde mora os nossos sonhos. Lembre-se que você projeta um lugar para outra pessoa morar. É sob a perspectiva dela que devemos trabalhar, não a nossa”.

Além desse aprendizado sobre técnicas e tendências, os convidados tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco mais o conceito do Espelho D’Água, numa noite que aliou confraternização e muito networking.