Roteiro turístico em Campinho: listamos quais são os melhores lugares para se conhecer no coração de Domingos Martins

Situada a aproximadamente 50 km da capital Vitória, a cidade de Domingos Martins é um destino muito procurado no Espírito Santo, principalmente no inverno, devido ao clima de montanha, às baixas temperaturas e ao Festival de Inverno. Porém, seja para uma viagem em família, com os amigos ou a dois, a cidade tem atrações o ano inteiro.

Colonizada por imigrantes alemães, italianos e pomeranos, a cidade traz a cultura alemã da arquitetura até a culinária, sendo uma ótima forma de conhecer uma cultura diferente sem precisar sair do Brasil.

Se você quer fazer uma viagem curta, em um lugar com boa gastronomia, belezas naturais e atrações culturais, um fim de semana em Domingos Martins é o ideal. Afinal, por ser uma cidade pequena, as atrações podem ser exploradas em um curto espaço de tempo. Confira um roteiro com algumas atrações em Campinho (sede de Domingos Martins) que você poderá visitar em apenas dois dias.

O que fazer em Domingos Martins em um fim de semana:

Sábado

Começar o dia conhecendo a história da cidade e a cultura alemã é uma ótima opção, uma vez que essas atrações estão todas reunidas no centro da cidade.

Inicie o passeio indo até a Casa da Cultura e ao Museu Histórico. Inaugurada em dezembro de 1983, a Casa da Cultura abriga o Museu Histórico e possui um acervo de fotografias, documentos, objetos e móveis que pertenceram aos imigrantes e descendentes de alemães, pomeranos e italianos colonizadores do município. Vale destacar que, além do museu, o espaço também oferece exposições de temas variados e é um ponto de informações turísticas.

Depois, sugerimos que você siga até a Praça Dr. Arthur Gerhardt, um dos lugares mais visitados de Domingos Martins e palco de eventos, como o famoso Brilho de Natal.

Charmosa e muito bem cuidada, a praça conta com um termômetro gigante onde é apontada a temperatura da cidade, com o Monumento ao Colono Imigrante (estátua construída em 1954 pelo escultor europeu Carlo Crepaz, em homenagem aos colonos alemães) e com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana (igreja inaugurada em 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual).

Ao lado da praça você encontrará a Feira de Artesanato Cidade do Verde, uma ótima oportunidade para conhecer um pouco sobre o artesanato local e comprar umas lembrancinhas.

 

A essa altura você já estará com fome e a sua localização será a ideal para fazer uma pausa para o almoço, já que ao redor da Praça Dr. Arthur Gerhardt é possível encontrar cafés e restaurantes tradicionais. Sugerimos o Fritz e Frida Restaurante/Cervejaria Trarko, uma excelente opção da gastronomia em Campinho.

Após o almoço a nossa sugestão é: descanse. Afinal, nem só de passeios são feitas as viagens. Descansar, aproveitar o tempo livre sem fazer nada e curtir a tranquilidade do lugar onde estiver hospedado também é fundamental.

No fim da tarde sugerimos um delicioso café no Café Koheler e, para quem gosta de curtir a noite, o Porão Pub e a Cervejaria Barba Ruiva são a sensação.

Domingo

Depois de conhecer a história, a cultura e a gastronomia de Domingos Martins, é hora de curtir as belezas naturais que a região oferece e recarregar as energias antes de voltar para casa.

Após um café da manhã reforçado, que pode ser no Expresso 37 Café, a nossa sugestão é que você vá até o Circuito Turístico Vale da Estação, em Santa Isabel, distrito de Domingos Martins.

O Vale da Estação está localizado a 8 km de Campinho, e tem como um dos atrativos a antiga Estação Ferroviária Germânia, que foi inaugurada em 1900 e fazia a ligação entre Domingos Martins e Viana. Além disso, o local também conta com opções de artesanato, hospedagem, culinária típica, produtos caseiros, produção de cogumelo, orquídeas e caminhada nos trilhos. Vá sem pressa e aproveite a calmaria.

Depois de apreciar as belezas do Vale da Estação, é hora de conhecer a Cascata do Galo; uma bela cachoeira cercada pela Mata Atlântica, com uma queda d'água de 70 metros de altura e localizada a 10 km de Campinho. Certamente você sairá de lá renovado.

Pronto! Essas são as nossas sugestões para você aproveitar Domingos Martins da melhor forma. Agora é só fazer as malas e vir aproveitar.